Buscar

Dicas de treino, melhore sua performance

Fala galera!! Bem vindos ao Blog do Crazy do Cerrado!


Aqui vamos falar de dicas de treino, como suportar mais treinos e uma recuperação melhor entre eles (bem importante), alimentação e esclarecer quaisquer dúvidas de vocês: 


Hoje vou começar abrindo para você como suportar mais treinos durante a semana, o que na minha opinião é essencial para a distância Ironman, e o que fazer para recuperar mais rápido durante esses treinos! 


⦁ Vamos lá não existe fórmula secreta, não existe medicamento ou suplemento secreto, então não acreditem quando disserem isso para você! É mentira! A curto prazo pode te ajudar, mas a longo prazo vai te prejudicar! 

⦁ A única coisa que eu tenho certeza absoluta é que o “tempo” não tem como encurtar, não existe um caminho mais curto, você vai ter que ir pelo mesmo caminho de todos e isso envolve sofrimento, disciplina, falta de tempo com questões fora do triátlon, família, vida social, etc... isso tudo vai ter que diminuir, não existe outro jeito. O dia tem 24 horas, o atleta tem que dormir no mínimo entre 6-7hrs senão não irá aguentar, então sobram 17-18 horas; para quem trabalha fora do esporte já diminui mais umas 6-8 horas por dia, então digamos que você tem 10 horas por dia para comer, família, deslocamentos e treinos e outras coisas. Na minha opinião um bom atleta amador deve treinar entre 18-25 horas para Ironman 70.3, e para um atleta Ironman Full, entre 22-28 horas. Acredito, e estou me provando isso, que para atleta profissional não existe um limite de horas de treino; temos que treinar o que for preciso para chegar lá, e se necessário 30, ou até 50 horas entre Natação, Ciclismo, Corrida e Core!

⦁ Sobre como dividir esses tempos entre as modalidades, é ai que o seu treinador entraria! Por isso a importância do treinador ou de uma boa assessoria! Ele tem que analisar seus pontos fracos e seus pontos fortes para poder equilibrar as modalidades, isso é fato!


Mas vamos voltar para o nosso assunto! Digamos que você quer ser um dos melhores age group da sua categoria e buscar a vaga para o Hawaii, e quer treinar por volta de 28 horas na semana, daria uma média de 4 horas por dia. Porém nós temos os dias do final de semana, que 80% das pessoas não trabalham, ou pelo menos os domingos! Então podemos jogar um pouco mais para esses dias, como um longo de bike de 5 horas e um longo de corrida de 2h à 2:30 horas, seguido de uma natação longa 1h a 1:30 horas, o que já daria 9 horas de treino sobrando, 19 horas para os 5 dias da semana! Uma média de quase 4hrs por dia! Como suportar isso? 


⦁ O tempo, como já falamos, com menos de 3-4 anos de triátlon você não vai conseguir, nem com milagres que podem te oferecer. A não ser que você tenha horários flexíveis no trabalho, aí sim você vai conseguir, pois terá mais tempo para descansar.

⦁ Agora se você já treina há mais tempo do que isso, a fórmula é simples! O seu corpo já está preparado para suportar isso! Se você ainda não conseguiu é porque provavelmente está pecando na intensidade dos treinos longos, errando no treino ao ser influenciado por amigos OU o que na minha opinião é o mais importante, o seu mental não está preparado para suportar a dificuldade e o cansaço! Uma mente cansada é mil vezes pior que um corpo cansado! Ela fica turbulenta, acelerada e colocando a gente para baixo, é a maneira que ela tem de se defender e defender o seu corpo!

⦁ Quando faço os meus treinos acima de 6-7 horas no dia eu percebo muito isso, vejo o quanto a minha mente trabalha contra mim! E esse ano foi um divisor de águas pra mim, pois comecei a perceber isso e resolvi trabalhar a minha mente, mudando meus pensamentos.


Mas como fazer isso? 


⦁ Você precisa estar bem em sua vida familiar e financeira. Sem isso, vai ser difícil convencer a sua mente a te ajudar, pois ela já vai ter um belo argumento para te derrubar! Quando digo resolver a sua vida não é ser rico ou ser o melhor pai, marido do mundo! Mas sim resolver sua vida primeiro aceitando suas limitações financeiras, e claro, se tiver algum problema, resolver ele. E com a família, é sentar e explicar a eles o seu sonho de se tornar atleta, o seu sonho de evoluir e o legado que isso vai trazer a eles! 

⦁ Resolvendo a questão acima começa a ficar mais fácil! Agora você vai ter que descobrir quais são os melhores e os piores dias da semana na sua cabeça! 

⦁ Segunda-feira eu durmo mal porque trabalho muito, terça-feira geralmente estou cansado pois dormi mal, quarta-feira eu já melhoro etc... 

⦁ Descobrindo esses dias, passe isso para o seu treinador para que ele possa explorar os dias melhores, e caso ele não faça isso você vai explorar! Tirando o pé nos dias difíceis e afundando o pé nos dias bons! Isso não é fácil, porque agora você vai estar transformando sua semana em um dia cansativo mentalmente e no dia seguinte em cansativo fisicamente! Mas é por isso que se chama Ironman, então aceitar também vai te ajudar muito, você vai passar dificuldades e por isso precisa de um objetivo!

⦁ E é por isso que eu acredito que precisamos de um período de descanso sempre entre 3-4 semanas para profissional e 2-3 semanas para amador! Que seja apenas um fim de semana, viajar com a sua família, relaxe, curta, tome café com eles, mas claro, não pare de treinar totalmente! Mantenha um treino de pelo menos 20% do seu treino normal, senão andamos pra frente e pra trás! 


Aceitando, resolvendo e relaxando. Agora falta só um problema, treinar a cabeça para aguentar. Eu garanto pra vocês que o seu corpo aguenta tudo que você quiser! Ele é uma máquina perfeita, mas a sua mente não! 


⦁ Como eu faço isso? Meditando sobre os meus objetivos, medos, e principalmente, desafiando a minha mente! Eu conheço tudo que ela faz para me derrubar, então quando ela começa eu argumento com ela durante o treinamento, ou durante o meu trabalho, e descanso!

⦁ Medo? O medo não é real, ele só existe na sua cabeça, é algo criado por nós. O perigo é real, mas o medo é uma decisão sua acreditar ou desafiar ele. Existe um perigo real em ser triatleta, que na minha opinião é o esporte mais perigoso do mundo, e você precisa enfrentar esse perigo diariamente, mas ter medo dele é uma opção sua. Eu particularmente amo meus medos, pois eles são objetivos diários para enfrentar e destruí-los. Eles me motivam.

⦁ Se você não quer correr perigo no triátlon ou no ciclismo, eu desconheço essa maneira, é melhor você procurar outro esporte. Mesmo que você treine em casa no rolo, o que diminui em 50% o perigo, você ainda vai ter que competir na rua onde já vimos vários atletas acidentados. E treinando apenas no rolo você vai perder um pouco da habilidade em cima da bicicleta, e isso vai aumentar o risco de queda na competição.

⦁ Desafie a sua mente! Se você acha um lugar difícil de treinar, muito longe ou muito duro, é pra lá que você tem que ir! Enfrente, ou até mesmo faça o dobro, uma subida, um treino longo, um treino no rolo! Enfrente, medite sobre isso e não se entregue a sua mente quando ela quiser parar, voltar para casa, ou não ir para esse local! Quantas vezes você parou um treino porque achou que estava precisando voltar para casa e chegando lá estava tudo normal? O desafio não é físico, é mental! O físico você automaticamente já está treinando se enfrentar a sua mente! Aí que começa a evolução! É assim que você vai aprender sobre você, seu corpo e sua mente, e com isso vem a evolução espiritual!


Se você seguir esses passos eu garanto, o objetivo é seu! 👊


Parabéns!! Tenha fé, paciência, e principalmente, confie no seu treinador! Eu não sou psicólogo nem educador físico, os fatos relatados acima são fatos vividos por mim. Não é uma fórmula secreta nem uma regra para você seguir. São apenas para aumentar seu conhecimento. Você não vai encontrar o sucesso em um livro ou um texto na internet, você só vai encontrar o sucesso calando a boca, se trancando em um quarto e definindo qual é seu objetivo, e assim descobrindo qual é o caminho que você deve seguir e quando conseguir, coloque 1.000% da sua energia nisso. Lembre-se, quando você achar que está cansado, você ainda não chegou em 20% do seu potencial! Espero ter te ajudado com esse abc do Crazy! Siga sua jornada com força, raça e dedicação!



445 visualizações3 comentários